O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Participam do PIBID: Bolsistas de iniciação à docência são os estudantes dos cursos de licenciatura que integram o projeto institucional. Coordenador Institucional é o docente responsável pela coordenação do projeto no âmbito da IES. Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais é o docente que apoia o coordenador institucional no desenvolvimento do projeto. Coordenadores de Área são docentes responsáveis pela coordenação dos subprojetos nas áreas de conhecimento selecionadas pelas instituições. Supervisores são os professores das escolas públicas estaduais, municipais ou do Distrito Federal, participantes do projeto institucional apoiado, e designados para supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência.

 

Mais detalhes sobre o PIBID podem ser obtidos em:

PIBID GIF

 

O PIBID-UFRJ

A UFRJ iniciou sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) atendendo à Chamada Pública de Dezembro de 2007 que operacionalizava a ação conjunta do Ministério da Educação, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.

O sucesso desse projeto nos levou a responder aos Editais CAPES posteriores (01/201111/2012, 61/201307/2018), buscando a continuidade e ampliação das ações da UFRJ. Cabe esclarecer que o Edital CAPES 11/2012 apenas possibilitou a inclusão de novos subprojetos ao Projeto Institucional aprovado por meio do edital anterior.

Atualmente, o Programa está em sua quarta edição na UFRJ, atendendo ao  Edital CAPES no.7/2018, com a seguinte estrutura organizacional:

            UFRJ

    Período: De agosto de 2018 a janeiro de 2020

    Reitor (a): Roberto Leher (até junho de 2019)

    Denise Pires de Carvalho (a partir de julho de 2019)

    Pró-Reitor(a) de Graduação (PR1): Eduardo Gonçalves Serra (até junho de 2019)

                                                                     Gisele Viana Pires (a partir de julho de 2019)

    PIBID

    Coordenação Institucional: Danielle de Almeida Menezes

             Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento

    Gestão Técnico-Administrativa e Administração do Site: Luiz Mendes de Carvalho Filho

    Monitora: Renata de Sá Verly

    Agradecimento: Daniela de Souza Negreiros (PR1)

 

   Subprojetos

    Biologia

    Educação Física

    Língua Espanhola

    Língua Portuguesa

    Multidisciplinar:

Núcleo 1 - Sociologia e Filosofia

Núcleo 2 - Física e Química

    Pedagogia

UFRJ PIBID - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ