O PIBID/UFRJ foi implementado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a partir de 2009. Na 4a Edição (2018-2020) o subprojeto estabeleceu dinâmicas de trabalho que: (i) promoveram a articulação entre a educação superior do sistema federal e a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial, e (ii) elevaram a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições federais de educação superior. Estas ações se destinaram ao aprimoramento da qualidade do ensino nas escolas da rede pública, tanto pela mediação do monitor bolsista, durante as atividades na escola, quanto pela formação do licenciando a partir do trabalho acadêmico de construção das ferramentas educacionais para os alunos da escola básica. No biênio 2018-2020 trabalhamos em parceria com os colegas e alunos da Licenciatura em Química da UFRJ, Campus Macaé.

Nesta 5a.Edição serão desenvolvidos materiais didáticos que atendam às características das escolas, buscando expressar a diversidade de nosso público alvo. Priorizaremos o emprego de atividades experimentais e de roteiros que deem suporte ao desenvolvimento de cada unidade didática, de modo que os licenciandos possam aprimorar sua formação e os alunos de ensino medio possam desenvolver suas habilidades e competências durante sua educação.

Coordenadores de área (bolsista e voluntária)

DEISE MIRANDA VIANNA (Lic. Física/Campus Fundão)

VITORVANI SOARES (Lic. Física/Campus Fundão)

Professores supervisores (bolsistas)