O Subprojeto Pedagogia tem como objetivo central envolver os alunos dos primeiros períodos do Curso de Pedagogia em atividades pertinentes à prática pedagógica na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizando os licenciandos em relação às especificidades da docência nessas duas primeiras etapas da Educação Básica. O PIBID Anos Iniciais do Ensino Fundamental iniciou em 2011 e a Educação Infantil em 2014, em editais distintos da CAPES (respectivamente 01/2011 e 11/2012), mas ambos da 2a. Edição do PIBID/UFRJ. Cada área mantém a sua especificidade, mas desde o início construímos um percurso formativo dialógico e compartilhado.

No caso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a escolha do CAp/UFRJ como uma das escolas parceiras no desenvolvimento do subprojeto deve-se, primeiramente, a sua história como instituição comprometida com a formação de cidadãos críticos, capazes de assumir seu papel na sociedade em que estão inseridos, a partir da defesa dos princípios de autonomia pedagógica e da permanente experimentação de metodologias e estratégias de ensino, em consonância com a função primeira do Colégio, a de se constituir no espaço preferencial, no âmbito da Universidade, para a formação dos alunos dos cursos de Licenciatura.

Para a prática de Educação Infantil, a escolha do Colégio Pedro II, mais especificamente, o Centro de Referência em Educação Infantil/Realengo se deve, especialmente, pela qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido junto às crianças desde 2012. Ainda na formação inicial, é necessário colocar os licenciandos em contato com práticas pedagógicas que se pautam na compreensão da especificidade do trabalho pedagógico da Educação Infantil, que articula de forma indissociável as dimensões do educar e cuidar; que, por meio das interações e da brincadeira, amplia o repertório cultural das crianças e aguça a curiosidade, a imaginação, o desejo de aprender e o desenvolvimento da linguagem em todas suas expressões.

Destaca-se aqui o caráter integrador das práticas de ensino desenvolvidas nas escolas escolhidas e a valorização da diversidade como pressuposto das relações de ensino e de aprendizagem.

FOTO 1 CAp UFRJ

FOTO 1 - Atividades do Suprojeto Pedagogia no CAp/UFRJ (4a. Edição do PIBID/UFRJ - 2018 a 2020).

Atividades do PIBID PEDAGOGIA Educacao Infantil CPII

FOTO 2 - Atividades da equipe de Educação Infantil no Colégio Pedro II (Campus Realengo I).

FOTO 2 Seminario de Abertura

FOTO 3 - Subprojeto Pedagogia no Seminário de Abertura das Atividades da 4a. Edição do PIBID/UFRJ (2018 a 2020).

FOTO 3 CCBB RJ

FOTO 4 - Atividade Cultural realizada pelo Subprojeto Pedagogia (4a. Edição do PIBID/UFRJ - 2018 a 2020): Visita à Exposição “Dreamworks Animations” no CCBB/RJ

Coordenadores de área

DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES (Pedagogia/Campus Praia Vermelha)

DEISE ARENHART (Pedagogia/Campus Praia Vermelha)

LUCIENE CERDAS (Pedagogia/Campus Praia Vermelha)

REJANE MARIA DE ALMEIDA AMORIM (Pedagogia/Campus Praia Vermelha)

Professores supervisores

ALINE BUY DOS SANTOS (Séries Iniciais e Educação Infantil/Colégio Pedro II - Campus Realengo I, Rio de Janeiro)

ANA PAULA PEIXOTO SOARES (Séries Iniciais e Educação Infantil/Colégio de Aplicação-UFRJ, Rio de Janeiro)

LlANA PEREIRA BORBA DOS SANTOS (Séries Iniciais e Educação Infantil/Colégio de Aplicação-UFRJ, Rio de Janeiro), a partir de mai/2019

MARINA SANTOS NUNES DE CAMPOS (Séries Iniciais e Educação Infantil/Colégio de Aplicação-UFRJ, Rio de Janeiro), de ago/2018 a abr/2019

Iniciação à docência

Alunos do Curso de Pedagogia, Campus da Praia Vermelha.

ALEXANDRA CRISTINA ANTONIO DA SILVA

ALVARO JORGE SANTOS DE CARVALHO