O Subprojeto Física faz parte da 4a. Edição do PIBID/UFRJ, e foi implementado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a partir de 2009, como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agencia federal do Ministério da Educação brasileiro, responsável pela qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação das instituições de ensino superior.

O subprojeto segue as orientações da CAPES para o estabelecimento de dinâmicas de trabalho que: (i) promovam a articulação entre a educação superior do sistema federal e a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial, e (ii) elevem a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições federais de educação superior. Estas ações se destinam ao aprimoramento da qualidade do ensino nas escolas da rede pública, tanto pela mediação do monitor bolsista, durante as atividades na escola, quanto pela formação do licenciando a partir do trabalho acadêmico de construção das ferramentas educacionais para os alunos da escola básica.

Nesta edição do projeto PIBID para o biênio 2018-2020 trabalhamos em parceria com os colegas e alunos da Licenciatura em Química da UFRJ, Campus Macaé.

Todo o material didático desenvolvido pelo subprojeto e as orientações para o seu uso estão disponíveis em acesso livre para o público em geral na página eletrônica do subprojeto: http://pibidfisicaufrj.blogspot.com.br.

FOTO 1 FISICA

FOTO 1 - Ao serem inseridos na rotina do colégio, sob a orientação de supervisores e coordenadores do projeto, os licenciandos também tem a oportunidade de participar e criar diferentes atividades experimentais com caráter investigativo, além de desenvolver práticas docentes interdisciplinares, o que os incentiva e proporciona a melhoria da sua formação acadêmica.

Coordenadores de área

DEISE MIRANDA VIANNA (Lic. Física/Campus Fundão)

VITORVANI SOARES (Lic. Física/Campus Fundão)

Professores supervisores