O Subprojeto Sociologia, já em sua segunda atuação na 4a. Edição do PIBID/UFRJ, reconhece a formação docente a partir de uma política horizontal, articulando o curso de licenciatura plena em Ciências Sociais da UFRJ, com a orientação e atuação prática junto a professores/as de escolas da educação básica situadas na cidade do Rio de Janeiro. Já se constituíram como campos de atividade: Colégio Estadual Central do Brasil (Méier);  Colégio Estadual Souza Aguiar (Lapa); Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (Jardim Botânico) e Colégio Estadual Antônio Prado Junior (Tijuca).

O tópico central da atual edição é “Desigualdades Sociais”. Procuramos privilegiar discussões e produção de atividades didático-pedagógicas que apontem para de análises científicas de distintas perspectivas a respeito da temática. A proposta vincula-se à terceira versão da BNCC, onde a área de ciências humanas e sociais aplicadas tem como fundamento “a compreensão e o reconhecimento das diferenças, o respeito aos direitos humanos e à interculturalidade, e o combate aos preconceitos”, estabelecendo a análise da desigualdade e a valorização e promoção da igualdade como competências específicas a serem desenvolvidas pelos estudantes da educação básica. Também estudamos e pesquisamos sobre questões próprias da agenda profissional docente, como é o caso de: metodologias de ensino; propostas pedagógicas; análise de diretrizes curriculares, livros didáticos e outros materiais pedagógicos utilizados nas escolas. Assim, podemos conhecer e nos inserir em contextos escolares na prática; participar do planejamento de aulas e avaliações; elaborar materiais e atividades que suscitam o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos desta disciplina no Ensino Médio.

Alguns exemplos do que já realizamos são: sínteses didáticas; dinâmicas de grupo; oficinas; seleção de filmes e imagens como recursos para a socialização de conceitos em aulas expositivas. Resultados têm sido apresentados em trabalhos escritos, eventos acadêmicos e reuniões estaduais e nacional  que contemplam o ensino de Sociologia.

Coordenadores de Área

GABRIELA DE SOUZA HONORATO (Lic. Ciências Sociais – Fundamentos Sociológicos da Educação/Campus Praia Vermelha)

JULIA POLESSA MACAIRA (Lic. Ciências Sociais – Prática de Ensino/Campus Praia Vermelha)

Professores supervisores