1. a) Microvilões (adaptado)

O jogo permite ao professor trabalhar conceitos de higiene, saneamento, poluição e vacinação, além de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a importância do exercício da cidadania.

Jogo dos Microvilões.pdf

1. b) Quarteto das algas

O jogo tem como objetivo auxiliar no conhecimento e compreensão de grupos de algas que pertencem a diferentes filos ou divisões.

Jogo Quarteto das algas.pdf

1. c) Diversidade dos Seres Vivos

Jogo da Memória - Diversidade dos seres vivos.pdf

1. d) BioQuiz - DST

As perguntas do jogo foram elaboradas pelos alunos do ensino médio do CIEP César Pernetta, Rio de Janeiro. O objetivo principal foi auxiliar todos os alunos que participassem, sobre o que é DST, como se prevenir, tentando conscientizá-los.

Jogo BioQuiz.pdf

1. e) Bingo da Vida

Com este jogo os alunos poderão relacionar cada cientista à sua teoria de Origem da Vida; identificar as condições primitivas da Terra e diferenciar as duas principais vertentes do surgimento da vida na Terra: Biogênese e Abiogênese.

Jogo Bingo da Vida - Descrição.pdf

1. f) Organelas Celulares

O jogo permite ao professor trabalhar conceitos das organelas celulares presentes em células animais.

Jogo Organelas Celulares.pdf

1. g) Ecomemória

Um jogo de cartas para conhecer os elementos presentes na ecologia de forma dinâmica.

Jogo da Ecomemória.pdf

1. h) Baralho Ecológico

Um jogo de cartas para conhecer e reconhecer as relações ecológicas.

Jogo Baralho Ecológico - Descrição.pdf

1. i) Os tentilhões de Galápagos

Um jogo de cartas com ilustrações de diferentes tipos de células, descrição da função dos tecidos a que pertencem, curiosidades, etc. O objetivo do jogo é que os jogares consigam fazer o set de cartas que relacionam nome, função, curiosidade e ilustração.

Jogo Tentilhões das Galápagos.pdf

1. j) Baralho Celular

Jogo Baralho Celular.pdf

1. l) Plântulas

Um jogo sobre o desenvolvimento vegetal.

Jogo Desenvolvimento de plântulas.pdf

1. m) Ciclos Biogeoquímicos

Um jogo interativo sobre os ciclos biogeoquímicos em superfície imantizada e peças produzidas pelos próprios alunos.

Jogo Ciclos Biogeoquímicos.pdf

1. n) Plano de atividades: Citologia e Ecologia

Plano de atividades para as áreas de citologia e ecologia com ideias para dinâmicas, discussões, jogos e atividades

práticas com conteúdos de citologia e ecologia.

Planos_de_Atividades_Citologia-Ecologia.pdf

1. o) Caderno de Atividades com conteúdos diversos

O caderno oferece sugestões de atividades lúdicas com conteúdos diversos. Exercícios e atividades realizadas com os alunos para trabalhar conteúdos considerados de difícil compreensão por parte dos alunos. Áreas: Citologia, Genética, Ecologia e Botânica

Caderno_Atividades_Biologia_Diversos.pdf