historia

 

O projeto "História para que te quero História", desenvolvido em parceria pela Faculdade de Educação, o Instituto de História, e os colégios CIEP Brizolão 303 – Ayrton Senna (Rocinha), Colégio Estadual Souza Aguiar (Centro), Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (Praça da Bandeira) e CIEP Brizolão 205 – Frei Agostinho Fincias, tem por objetivo contribuir para a formação inicial dos professores de História da Educação Básica entendendo que a iniciação à docência nessa área disciplinar implica também, para além da aquisição de conteúdos específicos e pedagógicos, o enfrentamento das demandas de nosso presente recontextualizadas no cotidiano das salas de aula. Nesse sentido, este projeto se baseia na aposta que a aquisição e desenvolvimento da reflexão histórica no âmbito do processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina escolar pode e deve desempenhar um papel importante na construção de uma grade de leitura de mundo que busque superar os desafios presentes nesses tempos plurais e desiguais. Durante o presente ano, o projeto tem sido desenvolvido por meio de duas principais estratégias: as oficinas pedagógicas, que mobilizam os estudantes por meio de atividades interativas, como jogos cênicos, visitas a museus, gincana de sabores; e o Projeto Memória, que visa a produção e organização dos registros de memórias de/nas escolas. Todas as atividades desenvolvidas trabalharam a partir de quatro dimensões específicas do conhecimento histórico, e cuja mobilização por parte do professor e do estudante foi, aqui, considerada como indispensável no desenvolvimento do pensamento histórico: mapa conceitual (sujeito histórico, tempo histórico, espaço, fonte e fato histórico), temporalidade, memória e presente e identidades-alteridades. A estratégia privilegiada na proposta foi trabalhar na perspectiva do trabalho coletivo, por equipes em cada escola, formada por seis bolsistas PIBID, licenciandos de História, e um professor supervisor, totalizando 24 licenciandos e quatro professores supervisores. Assim, otimizaram-se os esforços feitos na construção de uma parceria - no âmbito da Prática de Ensino - entre a UFRJ e as escolas públicas do Rio de Janeiro. (out/2014)

 

Coordenação

         Cinthia Monteiro de Araujo  (mar/14 - atual)

         Fernando Luiz Vale Castro (mar/15 - atual)

         Regina Maria da Cunha Bustamante (mar/14 - dez/14)

         Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (mai/13 - fev/14)

         Carmen Teresa Gabriel Anhorn (mar/09 - mai/13) 

 

 

Parcerias atuais

Fomento:

        
     

Apoio:

                          
Capes Mec logo ifrj vertical    CEFET vert azul   CP II assets brasao colorido        cropped Logo SEEDUC     RIO PREFEITURA Educacao vertical azul       PrefeituraMacae Superior     DC Secretaria Logo Vazado VERTICAL SME
  Brasao CAp UFRJ Atualizado   prefeitura de sao goncalo logo   sao joao de meriti logo   INES            
UFRJ PIBID - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ