charles-darwin44n

Grande parte do conhecimento científico gerado nas Universidades e Centros de Pesquisa permanece inacessível à sociedade. O ensino de Biologia e das outras áreas das Ciências (como por exemplo Física e Química) tem pouca ênfase dentro da educação básica, em parte devido ao enorme déficit de docentes calculado segundo o próprio Ministério da Educação. O impacto do ensino de ciências sobre a qualidade da educação está associado a um exercício extremamente importante de raciocínio, que desperta no aluno seu espírito criativo, seu interesse, melhorando a aprendizagem de todas as disciplinas. Mais do que isso, o conhecimento científico e das novas tecnologias são fundamentais para que a população possa se posicionar frente a processos e inovações sobre os quais precisa ter uma opinião a fim de legitimá-los. É o caso do ensino de biologia evolutiva que é uma das pedras angulares da ciência moderna, devido ao fato de a teoria evolutiva ser fundamental no desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento de diversas doenças (como por exemplo os tratamentos antiretrovirais para portadores de AIDS), desenvolvimento de produtos agrícolas (como é o caso dos alimentos geneticamente modificados), da clonagem, e diversas outras inovações industriais. Nesse sentido, o domínio do conhecimento científico faz parte do exercício da cidadania no contexto da democracia. Assim, qualquer estratégia utilizada para melhorar a qualidade da educação básica, necessariamente, deve estar associada a uma política de formação de docentes, de modo que eles se sintam seguros e possam propiciar aos alunos aprendizagens significativas. Nesse contexto, a proposta do PIBID-Biologia Rio vem associar ao já tradicional ensino de Educação Ambiental e dos "conteúdos sensíveis", a capacitação dos licenciando para o desenvolvimento de metodologias e material didático para o tornar mais eficiente o ensino de Biologia Evolutiva nas escolas públicas de educação básica." (Edital 2013)

Saiba mais na nossa página no facebook.

Carolina Moreira Voloch (mar/14 - atual)

Rosana Conrado Lopes (fev/13 - atual)

Cassia Monica Sakuragui (mar/09 - fev/13)

Parcerias atuais