O subprojeto Pibid Biologia Macaé vem sendo desenvolvido no âmbito do curso de licenciatura em Ciências Biológicas no campus UFRJ/Macaé desde 2012. O subprojeto é coordenado a partir do contexto do Laboratório de Educação e Divulgação Científica (LabEDiC) atuando nas linhas de formação inicial e continuada de professores, produção de materiais e atividades didáticas e também na divulgação científica. Atualmente o subprojeto conta com 10 bolsistas que atuam no desenvolvimento e aplicação de atividades dentro das linhas de trabalho do LabEDiC. Até o momento, o grupo já finalizou dois jogos didáticos, um abordando o tema da biologia celular e outro sobre cadeias tróficas. A partir de 2014 os alunos começaram a desenvolver materiais didáticos e atividades voltadas para práticas de campo para o ensino de Ciências e Biologia, explorando os ecossistemas da região do norte fluminense. Os bolsistas também tiveram oportunidade de desenvolver estratégias didáticas para o ensino dos temas nutrição e sistema digestório para o ensino médio, ministrando aulas nas turmas do professor supervisor. Paralelo a essas atividades ligadas ao ensino formal o grupo vem também iniciando um trabalho no campo da divulgação cientifica a partir da produção de podcasts sobre ensino de ciências e também com a edição de vídeos para serem disponibilizados nas redes sociais. Nessa linha da divulgação cientifica os bolsistas tem tido oportunidade de explorar também a dimensão da educação não formal em ciências a partir do recebimento de visitantes (escolares e não escolares) nas dependências da Universidade, atuando na mediação de atividades pedagógicas com esses visitantes. Nesse processo, os bolsistas veem desenvolvendo roteiros de práticas e atividades para os visitantes. Esperamos na continuidade do projeto, intensificar ainda mais a relação entre Universidade e Escola proporcionando oportunidades para uma formação diferenciada tanto no nível inicial como continuada, contribuindo assim para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências no biologia na educação Básica. (out/2014).  Saiba mais na nossa página no facebook.

Teo Bueno de Abreu  (fev/12 - atual)