21-Química

O Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma instituição pública que tem como compromisso o ensino público de qualidade. Consciente desse compromisso vem direcionando suas ações para assegurar um atendimento educacional condizente com aquele compromisso, que é uma das condições essenciais para a construção de uma sociedade brasileira que busca garantir a igualdade de oportunidade a todos os cidadãos. O PIBID-UFRJ de química propõe-se a desenvolver, nos licenciandos, uma visão de prática pedagógica baseada na realidade das escolas públicas fluminenses. Para enfrentar este quadro, o professor deve estar aberto a novos modelos, partindo de um modelo tradicionalista e conteudista, para ir em direção a um modelo construtivista, fundamentado na ação de um professor-pesquisador da sua própria escola. Pretende-se estimular no licenciando o prosseguimento na carreira docente. Além disso, objetivamos oferecer apoio pedagógico às Escolas do Ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro, trabalhando os conteúdos programáticos de forma integrada, sempre que possível, em módulos interdisciplinares, com o propósito de desenvolver no educando a capacidade de aprender a aprender.

Coordenadores

Antonio Carlos de Oliveira Guerra (mar/14 - atual)

Viviane Gomes Teixeira (mar/14 - atual)

Joaquim Fernando Mendes da Silva (jul/11 - fev/14)