Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, específicamente a PR1, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)  propõe-se a desenvolver ações específicas em Escolas Públicas de Educação Básica a partir da definição de planos de trabalho que contemplem as necessidades e realidades locais. A execução do projeto privilegia o trabalho coletivo, por equipes em cada escola. Os cursos de Licenciatura envolvidos funcionam como elementos de irradiação de ações que buscam ampliar a formação de nossos licenciandos e aprimorar o processo de trabalho docente. Trata-se de construir um núcleo de formação em torno do professor regente de tal modo que este professor, que desempenha a função de supervisor, seja um parceiro no processo de formação de nossos licenciandos, ao mesmo tempo em que, por meio dessa parceria, passe a refletir igualmente na e sobre a sua prática pedagógica.

Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica-UFRJ vem ampliar as ações institucionais de formação docente inicial e continuada na universidade. Insere-se nas ações do Complexo de Formação de Professores, que vem atuando no sentido de garantir uma formação docente como formação profissional universitária, oportunizando espaços e incentivos para que professores em formação inicial possam experenciar o espaço escolar desde o início do curso de licenciatura, ampliando a corresponsabilidade entre a universidade pública e as redes públicas de educação.

A importância deste Programa na UFRJ amplia-se quando da institucionalização pelo CONSUNI do COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP/UFRJ), em 20/DEZ/2018, na Estrutura Média da UFRJ (Resolução CONSUNI n. 19/2018*) e de seu Regimento (Resolução CONSUNI n.20 de 2018*) no qual o Coordenador Institucional do PIBID/UFRJ é membro do COMITÊ PERMANENTE do CFP/UFRJ.

(*) BOLETIM EXTRAORDINÁRIO - UFRJ n. 51 - 2a. parteI - 21/DEZ/2018