Com o objetivo de valorizar a reflexão sobre a cultura corporal no ensino noturno, o Curso de Licenciatura em Educação Física participou da 2a. Edição do PIBID/UFRJ (2011 a 2013) e desenvolveu suas atividades em articulação com três escolas estaduais da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.  Atualmente, o Subprojeto Educação Física (4a. Edição do PIBID/UFRJ, 2018 a 2020) está compromissado em valorizar a ação e reflexão pedagógica dos bolsistas de iniciação à docência, fortalecendo os componentes da cultura corporal como o conteúdo da Educação Física escolar, bem como os espaços de construção de conhecimento dos estudantes da educação básica. As principais ações estão divididas entre escolares e institucionais. A primeira conta com a criação cenários formativos dentro dos espaços escolares: imersão, tematização, problematização, Cine Cultura Corporal e Jornada de Educação Física na Escola. A segunda consiste em ações voltadas para o curso de licenciatura da instituição e os demais licenciandos: Seminários de Identidade e Profissão Docente; Na Roda (Educação Física Escolar em Debate); Encontro De Lá Pra Cá.

Coordenadores de Área

MARCELO PAULA DE MELO (Lic. Educação Física/Campus Fundão)

RENATO SARTI DOS SANTOS (Lic. Educação Física/Campus Fundão)

Professores supervisores

ANA BEATRIZ CORREIA DE OLIVEIRA TAVARES (Educação Física/IFERJ - Campus Duque de Caxias), a partir de mai/2019

LEANDRO MARTINS (Educação Física/Colégio Estadual Central do Brasil, Rio de Janeiro), de ago/2018 a abr/2019

MATHEUS CASTRO DA SILVA (Educação Física/Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias), a partir de mai/2019

RAIRA PEREIRA RODRIGUES (Educação Física/Colégio Estadual Marechal João Baptista  de Mattos, Rio de Janeiro), de ago/2018 a abr/2019

ROBERTO MARTINS COSTA (Educação Física/Colégio Estadual Presidente João Goulart, Rio de Janeiro)

Iniciação à docência

Alunos do Curso de Educação Física do Campus do Fundão.

AUGUSTO SILVARES DE OLIVEIRA

Parcerias atuais

Fomento:

Apoio:

Brasao CAp UFRJ Atualizado   prefeitura de sao goncalo logo   sao joao de meriti logo   INES
UFRJ PIBID - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ