ROCK UNIVERSÁLIA

Módulo sobre ROCK UNIVERSÁLIA, cujo objetivo foi abordar as relações entre o particular e o universal, além de trabalhar Nominalismo versus Realismo

ROCK UNIVERSÁLIA.pdf

 

LOUCURA 

Módulo sobre LOUCURA com o objetivo de apresentar a compreensão da loucura como amor à vida simples, segundo a perspectiva de Erasmo de Rotterdam

LOUCURA E A SIMPLICIDADE DA VIDA.pdf

 

IMAGINAÇÃO

Módulo sobre IMAGINAÇÃO, cujo objetivo foi discutir as formas e os aspectos que nos levam a caracterizar a imaginação a partir dos nossos sentidos e estabelecer o que é imaginação dentro do cotidiano e do processo filosófico

IMAGINAÇÃO.pdf

IMAGINAÇÃO-Foto cortada e original.pdf 

 

ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL

Módulo sobre ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL, com o objetivo de redimensionar o conceito de arte e trabalhar com a relação arte e consumo na sociedade capitalista

ARTE E INDUSTRIA CULTURAL.pdf

 

AMIZADE E VIRTUDE

Módulo sobre AMIZADE E VIRTUDE, cujo objetivo foi discutir com os alunos os três tipos de amizade definidos por Aristóteles (útil, prazer e virtuosa) no qual a amizade virtuosa […] é o que há de mais necessário à vida[...] 

AMIZADE E VIRTUDE.pdf

 

A FELICIDADE E O TRÁGICO

Módulo sobre A FELICIDADE E O TRÁGICO com o objetivo de apresentar a noção de trágico tal como concebido  pelo filósofo Friedrich Nietzsche

FELICIDADE.pdf

FELICIDADE-propagandas.pdf

 

MEDO, CONSUMO E A SOCIEDADE DE CONTROLE

Módulo sobre MEDO, CONSUMO E A SOCIEDADE DE CONTROLE, cujo objetivo foi o de apresentar o medo como dispositivo na Sociedade de Controle, tal como elaborada pelo filósofo Gilles Deleuze

MEDO.pdf

 

MÁSCARAS

Módulo sobre MÁSCARAS, cujo objetivo é debater com os alunos funcionalidades e questões que envolvem o uso/ausência de máscara no comportamento humano. Tal abordagem se estruturou através de uma análise do aforismo 54 do livro “Gaia Ciência”, de Nietzsche

MÁSCARAS.pdf

 

O QUE É CIÊNCIA?

Módulo sobre  O QUE É CIÊNCIA? cujo o objetivo é colocar a Ciência no centro de nossos olhares filosóficos a partir do problema de um critério de demarcação em geral, e depois aplicado à Ciência. Apresentar  a solução de Bacon e especialmente de Popper

O Que é Ciência.pdf

 

DEBATES PERTINENTES.pdf

 

Programação Prodocência.pdf

 

MOSTRA 2012.pdf

UFRJ PIBID - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ