PIBID-UFRJ recebe o presidente do Institute of International Education - Allan Goodman

visita AG

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRJ (PIBID-UFRJ) recebeu a visita do professor Allan Goodman, presidente do Institute of International Education (IIE), organização americana sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo promover iniciativas de intercâmbio acadêmico e a educação para a inovação tecnológica.

A visita ocorreu no dia 17/05/2011, terça-feira, às 16h, no auditório Hélio Fraga, no Bloco K do Centro de Ciências da Saúde - CCS.

A visita do Prof. Goodman ao Brasil esteve inserida no Projeto Imagem, uma iniciativa da Apex-Brasil, com o apoio da SECOM/PR e o patrocínio do Banco do Brasil, Eletrobrás e Petrobras cujo principal objetivo é promover a imagem do Brasil no exterior por meio do convite de jornalistas e formadores de opinião estrangeiros para conhecerem experiências bem sucedidas de desenvolvimento no país. Nesse caso, o foco da viagem foram as experiências de educação superior e técnica no Brasil, com incentivos à pesquisa e inovação. A programação foi realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, junto com o Ministério da Educação e a Capes, que deu a indicação da UFRJ, como experiência bem sucedida com o PIBID.

Além do encontro com bolsistas do PIBID na UFRJ, a agenda do prof. Allan Goodman no Brasil, entre os dias 16 e 19 de maio, incluiu:

- Encontros com o Ministro da Educação Fernando Haddad e o Secretário de Ensino Superior Luiz Cláudio Costa, em Brasília.

- Encontros com o presidente da Capes, prof. Jorge Guimarães e do CNPq, prof. Glaucius Oliva, em Brasília.

- Encontro com estudantes bolsistas do ProUni, em Brasília.

- Visita ao CEFET/RJ e centros de pesquisas com estudantes do centro de estudos técnicos, no Rio de Janeiro.

- Encontro com a Fundação Estudar e alguns representantes do setor privado que incentivam a educação.

- Visita ao polo tecnológico da Aeronáutica (CTA/ITA) e à Embraer, em São José dos Campos.

VISITA - PRIMEIRA PARTE

Mesa de abertura

Pró-reitora de Graduação: Belkis Valdman

Coordenadora-Geral da Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES: Carmen Moreira de Castro Neves

Coordenadora Institucional do PIBID-UFRJ: Blanche Christine Bitner-Mathé

Presidente do Institute of International Education: Dr. Allan Goodman

Decana do Centro de Ciências da Saúde: Maria Fernanda Nunes Quintela

Apresentação do PIBID-UFRJ – O olhar dos diferentes atores

Introdução Coordenadora Institucional - Blanche Christine Bitner-Mathé

Coordenadora de área - Nedir do Espírito Santo do Instituto de Matemática

Supervisora da área de Biologia - Déia Pizzini do Colégio Estadual Olinto da Gama Botelho

Supervisor da área de Física - Almir Guedes dos Santos do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos

Licenciando em Química - Walter Jose Teixeira Junior

Licenciando em História - Marcelo Lameirão

Diretora Adjunta do Colégio Estadual Sargento Wolff - Maria Cardoso dos Passos

VISITA - SEGUNDA PARTE

Apresentação de algumas atividades do PIBID-UFRJ pelos licenciandos e bate-papo com o Dr. Allan Goodman.

Fotos da Visita

UFRJ PIBID - UFRJ