Ciências nas Férias - Brincadeiras e atividades de Ciências na comunidade da Maré, Rio de Janeiro

O evento de extensão “Ciências nas Férias” teve como objetivo devenvolver atividades de Ciências e Biologia em escolas públicas do Rio de Janeiro, durante o período de férias, proporcionando às crianças um modo alternativo e divertido de aprender ciências. Desta maneira, também contribuiu para a aproximação da Universidade e Comunidade, além de contribuir para a formação dos licenciandos em Ciências Biológicas. As atividades foram realizadas no CIEP 326 - Colégio César Pernetta, no Complexo da Maré no período de 23 a 27/01 das 13 às 17h. Cada dia do evento contemplou um tema: 1. Segunda-feira - 23/01 - As belezas do Mar Ementa: O mar como parte integrante da vida da comunidade, sua beleza e importância ecológica, econômica e social. Atividades: Exposição de algas, observação de material em lupas e microscópios; degustação de nori; exposição de animais marinhos; jogo da forca com temas marinhos; jogo da cadeia alimentar no mar; construção de móbile marinho; jogo de boliche "derrube a poluição no mar!" 2. Terça-feira - 24/01 - Agroecologia: um caminho possível Ementa: Alimentos orgânicos como uma possibilidade para a comunidade através de hortas comunitárias. Atividades: montagem de hortas suspensas em garrafa pet, trabalho com as crianças na montagem de uma horta dentro da escola (revitalização do espaço); confecção de frutas com massinhas; trabalhos de pintura. 3. Quarta-feira 25/01 - Lixo e Reciclagem Ementa: O lixo como um problema ambiental na comunidade, a possibilidade de sua diminuição através do menor consumo e de seu aproveitamento através da reciclagem. Atividades: Jogo da reciclagem; elaboração de vários objetos com materiais reciclados; discussão sobre o problema do lixo na escola e na comunidade através de uma dinâmica de acusação e defesa; produção de papel reciclado; gincana e jogos variados com materiais reciclados. 4. Quinta-feria 26/01 - A ciência dos super-heróis Ementa: Os super-heróis e seus poderes como modelos para a discussão de conteúdos sobre o corpo humano, fisiologia animal e ambiente. Atividades: Apresentação de um vídeo do homem aranha e posterior discussão sobre os seus poderes; apresentação de vários personagens: hera venenosa com a exposição de plantas tóxicas, homem águia com a apresentção da fisiologia do vôo entre outros; exposição de aracnídeos; oficina de origami - dragão ou morcego; confecção de másca do batman. 5. Sexta-feira - 27/01 - Festa na Floresta Ementa: Apresentação de ecossitemas inseridos nos biomas Mata Atlântica e Amazonia: diversidade biológica e interações entre os organismos que vivem nestes biomas. Atividades: Exposição de flores e frutos da Mata Atlântica; Oficina de tatuagem; Exposição de répteis e discussão do papel biológico destes animais nas florestas; Oficina de pintura; Oficina de construção de uma cobra com material reciclável; Exposição de coleções biológicas de insetos; Oficina de Máscara de joaninha; Quebra-cabeça gigante.

Publicado em: 25/01/2012 por Cássia Mônica Sakuragui